domingo, 3 de maio de 2009

Corredores de ônibus? Quem não tem capacidade de terminar o metrô...

Saiu no A Tarde:

http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=1130959


Prefeito anuncia obras de novo sistema viário

João Pedro Pitombo e Sylvia Verônica, do A TARDE*

Haroldo Abrantes/Agência A TARDE
Empresários visitaram as obras do Salvador Shopping e reclamaram do caos no trânsito na área

Sem conseguir assegurar o andamento das obras do metrô, que já consumiram R$ 513 milhões pagos ao Consórcio Metrosal, a prefeitura promete agora a construção de um novo e ambicioso sistema viário em Salvador.

A reportagem de A TARDE teve acesso com exclusividade ao projeto que prevê um investimento global de R$ 628,3 milhões. Pressionado por empresários que na quinta-feira, 23, visitavam as obras de ampliação do Salvador Shopping, o prefeito João Henrique acabou antecipando a divulgação do projeto que pretende desafogar o trânsito em áreas como a Paralela e a Tancredo Neves, vetores de desenvolvimento da capital.

O presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, principal acionista do shopping, e lojistas que já atuam no local reclamavam dos problemas enfrentados na região da Tancredo Neves. A obra prioritária será o corredor para ônibus da Paralela, que partirá da região do Iguatemi, irá até o aeroporto e custará cerca de R$ 345 milhões.

Segundo Ernani Orrico Neto, da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a previsão é de que as obras deste trecho comecem no segundo semestre deste ano e estejam concluídas de oito a doze meses depois.

Está prevista a construção de 23 viadutos, 23 passarelas, 14 mergulhos (pistas escavadas), além de 68,8 km de vias exclusivas para ônibus nos canteiros centrais de avenidas de vale. Caso seja concretizada, a obra mudará o cenário das avenidas Paralela, Tancredo Neves, Vasco da Gama, ACM, Juracy Magalhães Júnior, Barros Reis e San Martin.

Apesar dos objetivos ambiciosos, o projeto ainda não conta com recursos disponíveis. Mas a prefeitura aposta na escolha de Salvador como subsede da Copa do Mundo de 2014 como ponto de partida para parcerias público-privadas, investimentos de bancos internacionais e com o Ministério das Cidades, que deverá disponibilizar verbas para a mobilidade urbana a locais que sediarão a Copa.

Batizado de Rede Integrada de Corredores de Transporte de Salvador, ou simplesmente Transalvador, o projeto é baseado nos sistemas viários de Curitiba e Bogotá (Colômbia). É formado por três grandes corredores exclusivos de ônibus: o da Paralela, o da Vasco da Gama e o da Barros Reis, que abarca a Avenida San Martin.

Estas vias exclusivas serão interligadas por outros corredores de articulação. Uma via curta ligará a estação de metrô do Acesso Norte à estação de ônibus Iguatemi, que será reformada e ampliada. Estas duas estações seriam ligadas por um sistema de micro-ônibus gratuito.

“A obra trará solução dos gargalos no tráfego e infraestrutura viária. Os ônibus terão ar-condicionado e vão se tornar mais velozes na faixa exclusiva”, disse o prefeito João Henrique. Segundo o superintendente da Transalvador, Ernani Orrico Neto, a construção do sistema viário faz parte de um pacote de obras de médio prazo para o trânsito da capital. A ideia é que todas as estruturas fiquem prontas em quatro anos.

A estimativa é que, por hora, 45 mil pessoas circulem pelas vias exclusivas. Estão previstas reforma e ampliação das estações de transbordo da Lapa, Iguatemi, e Mussurunga, orçadas em R$ 90 milhões. As estações de embarque e desembarque ao longo das vias exclusivas deverão custar R$ 131 milhões.

*Colaborou Flávio Costa

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