domingo, 2 de agosto de 2009

Segurança nos gramados

Da Revista do CREA-BA e do Site do CREA-BA
http://www.creaba.org.br/Revista/Edicao_27/estadios_27.asp



Após mapeamento dos principais estádios de futebol da Bahia, Conselho é parceiro da CBF na elaboração de normas de inspeção

As vistorias realizadas pelo Crea nos principais estádios baianos chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Iniciadas em 2008, as Fiscalizações Preventivas Integradas focadas nos campos de futebol resultaram em relatórios encaminhados para a Promotoria Pública e para a Federação Baiana de Futebol (FBF). De posse desses documentos, a CBF convidou o regional baiano para integrar a equipe que trabalhou na elaboração de um plano de diretrizes básicas para inspeção predial em estádios de futebol. O intuito é atender às condições essenciais de segurança, conforto e acessibilidade desses equipamentos, além de definir parâmetros mínimos para a formulação de relatórios realizados por profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea.

Segundo o chefe de Gabinete do Crea, Giesi Nascimento, as orientações são importantes para que acidentes decorrentes da falta de manutenção predial, a exemplo do ocorrido no Estádio Octávio Mangabeira, Fonte Nova, em novembro de 2007, sejam evitados. “Estas diretrizes servirão como norma orientadora para os profissionais que realizam esse tipo de inspeção”, explica. “O guia é decorrente da regulamentação do Estatuto do Torcedor (Lei nº10.671, de 15 de março de 2005). O acidente no estádio baiano serviu apenas para reforçar a urgência de sua publicação”, esclarece Nascimento.

O documento foi formulado por técnicos da CBF conjuntamente com representantes dos Creas Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, que também mapearam os estádios de futebol nessas regiões. Além de conter itens como responsabilidade dos engenheiros, arquitetos e agrônomos, o texto amplia a fiscalização para setores da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Está expressa a obrigatoriedade de que essas inspeções sejam feitas por profissionais legalmente habilitados pelos Creas. A proposta é formar equipes multidisciplinares com representantes de diversas modalidades da engenharia, da arquitetura e da agronomia com formação profissional e experiência comprovadas.

As verificações previstas não estão restritas ao que prevê o Estatuto do Torcedor. O guia traz ainda tópicos para a execução uniforme do relatório, conforme o disposto da NBR 13.752/96: introdução, desenvolvimento, conclusão e uso de anexos.

O projeto de inspeções técnicas proposto pela CBF foi aprovado pelo Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea durante o Encontro de Lideranças ocorrido em fevereiro, em Brasília. Em março, o presidente Lula sancionou a sua obrigatoriedade.

Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003)
Além da segurança do torcedor, a Lei assegura também a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos estádios. www.cbf.com.br

Parceiros do Crea nas vistorias
Ministério Público do Estado da Bahia, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária (estadual e municipal), Polícia Militar, Sudesb e FBF.

Acidentes em estádios
Na Fonte Nova
1971
Era o dia da reinauguração da Fonte Nova, após obras de ampliação. Um tumulto no
estádio, então superlotado, causou a morte, segundo dados do governo da época,
de quatro torcedores
2007
O Crea-BA foi o primeiro órgão a emitir laudo após desabamento
de parte de uma arquibancada no Estádio da Fonte Nova,
que resultou na morte de sete pessoas e 30 feridos. O
documento, encaminhado ao Governo do Estado,
Confea e Ministério Público Estadual, denunciava a falta de
manutenção periódica no estádio

No Brasil

1964
Vila Belmiro (SP)• 181 feridos após desabamento do anel
superior da arquibancada
1973
Albertão (PI)• cinco mortos e 70 feridos. Motivo: desmoronamento
1992
Maracanã (RJ)• três mortos e 90 feridos após a queda de grades
2000
São Januário (RJ)• 175 feridos após queda de grades
2002
Brinco de Ouro da Princesa (SP)• 25 feridos após queda de alambrado

Nenhum comentário: